Na jornada de hoje, apenas João Geraldo foi eliminado nos Europeus de Ténis de Mesa. Marcos Freitas, 14.º cabeça de série, venceu o croata Tomislav Pucar (17.º) após um jogo equilibrado, terminando com 4-3. Freitas teve um início forte, mas o croata reagiu, empatando a partida. No decisivo set, Freitas fechou com 11-8.
Por outro lado, João Geraldo enfrentou o forte alemão Patrick Franziska, 3.º cabeça de série, e foi derrotado por 4-1. Apesar de ganhar o primeiro set, não conseguiu manter o ritmo nos seguintes. Outra vitória portuguesa foi a de Jieni Shao, que superou a croata Mateja Jeger por 4-3, enquanto Fu Yu venceu a suíça Rachel Moret com um claro 4-0.
Nos oitavos de final, os portugueses enfrentarão adversários alemães. Marcos Freitas terá um desafio complicado contra Dimitrij Ovtcharov, uma lenda do desporto com várias medalhas em competições europeias e mundiais. Fu Yu defrontará Nina Mittelham, vice-campeã da Europa, e Jieni Shao jogará contra Yuan Wan, também vice-campeã em equipas.
A vitória de Marcos Freitas demonstra a sua resiliência e capacidade de superação em jogos difíceis. Contudo, a eliminação de João Geraldo ressalta a dificuldade em competir contra adversários de alto nível como Franziska. As próximas partidas prometem ser desafiadoras, mas os atletas portugueses têm mostrado grande potencial.