Consumo de sacos de plástico na UE diminui em 2022

De acordo com dados do Eurostat, o consumo médio de sacos de plástico leves na União Europeia foi de 66,6 sacos por pessoa em 2022, uma redução de 14% em relação a 2021. O total de sacos consumidos na UE caiu para 29,8 mil milhões, menos 4,7 mil milhões do que no ano anterior. Portugal apresentou um dos menores consumos, com 13 sacos por pessoa, apenas atrás da Polónia e da Bélgica.

Os países com maior consumo foram a Lituânia, Letónia e República Checa, onde o uso de sacos muito leves é predominante. A União Europeia estabeleceu que, até 2025, o consumo médio não deve exceder 40 sacos por pessoa. Estas medidas visam mitigar os impactos ambientais dos plásticos.

O Eurostat aponta que as diferenças no consumo se devem à eficácia das medidas implementadas, influenciadas por fatores económicos e sociais. Além disso, métodos de cálculo variam entre os países, o que pode afetar os dados apresentados. Assim, as políticas de redução do uso de sacos de plástico têm mostrado resultados variados entre os Estados-membros.

A redução no consumo de sacos de plástico é um passo positivo para a sustentabilidade. Contudo, é crucial que todos os países da UE intensifiquem os esforços para atingir as metas estabelecidas e que compartilhem melhores práticas para maximizar a eficácia das medidas.