Álbuns portugueses nomeados para os ICMA 2025

Os álbuns ‘Ad Tenebras’ e ‘Music for violin and piano – 20th Century and Forward’ estão nomeados para os International Classical Music Awards (ICMA) 2025. ‘Ad Tenebras’, editado pela Artway e a Imprensa da Universidade de Coimbra, destaca-se na categoria de Música Antiga, apresentando obras do período de 1530 a 1630. O projeto é coordenado por José Abreu e Paulo Estudante e conta com a interpretação da Capella Sanctae Crucis.

Por sua vez, o álbum de Bruno Monteiro e João Paulo Santos, nomeado em Música de Câmara, reúne composições de grandes nomes como Elgar e Debussy, além de inéditos de compositores como Luiz Barbosa. A discografia da dupla remonta a mais de duas décadas, explorando um vasto repertório.

Os ICMA, que contam com um júri de críticos de 19 países, premiarão os vencedores em várias categorias em março de 2025, numa gala que terá lugar na Alemanha. O evento inclui outros nomeados de renome, como Jordi Savall e Yuja Wang, destacando a diversidade e riqueza da música clássica contemporânea.

A nomeação destes álbuns é um reconhecimento do talento e do trabalho de investigação que valorizam a música clássica portuguesa, permitindo que mais pessoas conheçam estas obras de grande qualidade.