O Governo português compromete-se a impulsionar o desenvolvimento tecnológico nas indústrias, promovendo a investigação e desenvolvimento (I&D) como motor do crescimento económico. Esta proposta foi aprovada pela comissão de economia e finanças, destacando a importância de captar 2 mil milhões de euros em subvenções para a inovação e ciência através do programa Horizonte Europa, além dos fundos da União Europeia.
Além disso, o partido Chega viu aprovada uma proposta que determina que até ao final do primeiro semestre do próximo ano, o Governo deve realizar um levantamento das necessidades hídricas da Cova da Beira. Este inventário servirá para identificar potenciais áreas de expansão do regadio na região.
Com esta medida, espera-se que no segundo semestre do próximo ano sejam agilizados os procedimentos para a expansão do regadio na Cova da Beira, promovendo assim a eficiência agrícola e a sustentabilidade hídrica na região.
A aposta do Governo na inovação e na gestão hídrica é crucial para o desenvolvimento sustentável de Portugal. A captação de fundos para a I&D pode colocar o país na vanguarda tecnológica, enquanto o regadio na Cova da Beira pode potenciar a agricultura local.