Na sexta-feira, o deputado do PS por Beja, Nelson Brito, apresentou três questões na Assembleia da República ao ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz. Uma das perguntas centra-se na construção da A26 entre Santa Margarida do Sado e Beja, após a afirmação do secretário de Estado que confirmou a inclusão dessa obra nos investimentos do Governo. Brito expressou dúvidas sobre a viabilidade do prazo para conclusão da obra, que poderá demorar mais de quatro anos.
Além da A26, Brito questionou sobre as obras em curso no IP8, que totalizam um investimento de 64,1 milhões de euros. O deputado quer saber como a nova estrada se integrará com as variantes rodoviárias em construção e quais obras estão previstas para as estradas nacionais da região, que necessitam de requalificação.
Por fim, o deputado também abordou a falta de investimentos em transporte ferroviário e no aeroporto de Beja, questionando sobre a reabertura da linha entre Beja e Funcheira e a possibilidade de melhorar a ligação ferroviária ao aeroporto, assim como a ampliação do estacionamento na infraestrutura.
As perguntas de Nelson Brito revelam a preocupação com a mobilidade e as infraestruturas no Baixo Alentejo. A região tem enfrentado dificuldades em termos de investimento, o que pode afetar o seu desenvolvimento. É essencial que o Governo esclareça as suas intenções e garanta melhorias significativas para os habitantes e a economia local.