Desafios da Stellantis com a concorrência chinesa

Carlos Tavares, empresário português, alertou para os riscos de fechar fronteiras a produtos chineses. Na entrevista ao Les Echos, destacou que os fabricantes chineses podem contornar restrições investindo na Europa, com apoio de subsídios. Com impostos de importação a subir para 45% no final de outubro, marcas como a BYD já planeiam abrir fábricas no continente, o que pode ameaçar a Stellantis. Se a quota de mercado chinesa crescer para 10%, isso poderá levar ao encerramento de fábricas europeias.

Tavares frisou que a Volkswagen já cedeu, considerando o encerramento de fábricas na Alemanha. Ele defende que a Stellantis não deve aceitar perdas de desempenho em um cenário competitivo. A empresa, que revisou as suas metas financeiras para 2024, está alerta para a evolução do mercado e se prepara para enfrentar a concorrência. Com a reforma de Tavares marcada para 2026, a liderança da empresa terá que lidar com estes desafios.