A Música de Schumann e a Tradição de Goethe em Destaque

O maestro Graeme Jenkins considera que a oratória ‘As Cenas do Fausto’, de Robert Schumann, é uma ‘obra-prima’ que muitos até esquecem, incluindo os próprios alemães. Ana Quintans, soprano da produção, partilha essa visão e destaca a beleza da obra, que baseia-se no poema de Goethe, onde Fausto vende a alma ao Diabo em busca de conhecimento. A peça, que apresenta uma dramática energia, foi composta ao longo de dez anos e reflete os sentimentos de Schumann em momentos distintos da sua vida.

Para Ana Quintans, a abordagem desta oratória é desafiadora, exigindo compreensão do texto e domínio do alemão. Ela destaca que a profundidade espiritual da obra, que explora a tragédia de Fausto e a busca pela salvação, pode ser difícil para o público contemporâneo. A soprano recomenda uma preparação prévia para melhor apreciar a complexidade da música e a narrativa, sugerindo uma conversa antes do concerto como forma de enriquecer a experiência.