Berlinale 2025: Tilda Swinton recebe Urso de Ouro

A 75ª edição da Berlinale iniciou-se com Tilda Swinton a receber o Urso de Ouro de honra. A cerimónia contou ainda com a estreia do filme alemão ‘Das Licht’, de Tom Tykwer. Na nova secção ‘Perspetivas’, destaca-se ‘Duas Vezes João Liberada’, da realizadora Paula Tomás Marques, que explora a representação de pessoas queer no cinema.

Na competição oficial, concorrem títulos como ‘What does that nature say to you’, de Hong Sangsoo, e ‘O último azul’, de Gabriel Mascaro. O júri, presidido por Todd Haynes, irá decidir sobre os vencedores do festival.

Além disso, o documentário peruano ‘La Memoria de las Mariposas’ e a série portuguesa ‘Espias’ também estão em destaque. ‘Espias’, inspirada por eventos reais da Segunda Guerra Mundial, apresenta uma nova narrativa sobre espionagem, enquanto o mercado de séries de Berlim inclui produções brasileiras.

A Berlinale 2025 revela-se como um importante palco para a diversidade cinematográfica, com obras que abordam questões contemporâneas e histórias esquecidas. A presença de produções portuguesas e brasileiras sublinha a relevância do cinema lusófono no panorama internacional.