O filme ‘Emilia Pérez’, escrito e realizado por Jacques Audiard, fez história ao receber 13 indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Karla Sofía Gascón, a atriz principal, é a primeira mulher trans a ser nomeada para um Óscar. O filme, distribuído pela Netflix, já conquistou diversos prémios em festivais de renome como Cannes e Globos de Ouro.
Outros filmes com dez nomeações incluem ‘O brutalista’ e ‘Wicked’, que também disputam categorias como Melhor Filme e Banda Sonora Original. Na corrida para Melhor Filme, apenas ‘A Substância’ é dirigido por uma mulher, Coralie Fargeat.
Os Óscares deste ano terão lugar a 02 de março de 2025, em Los Angeles, com Conan O’Brien como apresentador. O filme ‘No other land’, que aborda a ocupação de Israel, é um dos nomeados para Melhor Documentário, enquanto a animação portuguesa ‘Percebes’ ficou de fora das nomeações.
A diversidade nas nomeações deste ano, com destaque para a inclusão de Karla Sofía Gascón, reflete uma evolução nas premiações, embora a ausência de algumas produções, como a animação portuguesa, levante questões sobre a representação no cinema.