As grainhas das unhas, muitas vezes descartadas, possuem valiosos benefícios para a saúde. Segundo a nutricionista Andrezza Botelho, estas sementes são ricas em compostos bioativos que promovem o bom funcionamento do organismo. As grainhas, em particular, destacam-se pelo elevado teor de flavonoides, como catequinas e epicatequinas, que oferecem ação antioxidante.
Botelho explica que esses compostos ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e têm propriedades anti-inflamatórias. Além disso, combatem o envelhecimento precoce e inibem a multiplicação de células cancerígenas. A especialista sublinha a relevância dos taninos e outros compostos fenólicos, que reforçam as propriedades protetoras das grainhas.
Assim, em vez de serem apenas um desperdício, as grainhas das unhas podem ser um aliado na promoção da saúde. Incorporá-las na dieta pode trazer benefícios significativos, mostrando que pequenas mudanças podem ter um grande impacto na saúde geral.
Reutilizar as grainhas das unhas é uma forma inteligente de aproveitar nutrientes que muitas vezes são ignorados. Essa prática não só evita desperdício, mas também enriquece a alimentação com propriedades benéficas. Afinal, a saúde pode estar nas pequenas coisas.