O Departamento de Justiça dos EUA anunciou hoje a detenção de dois russos, Roman Berezhnoi e Egor Glebov, como parte de uma operação internacional para desmantelar uma organização criminosa. A Europol também informou sobre a prisão de quatro indivíduos ligados ao grupo de ransomware 8Base, que utilizava uma variante do ransomware Phobos para extorquir grandes quantias a vítimas na Europa e além.
O ransomware, forma de chantagem digital, encripta dados de empresas e indivíduos, bloqueando o acesso aos seus dispositivos. Desde 2018, o Phobos tem sido um dos grupos mais ativos, atacando especialmente pequenas e médias empresas.
Entre 2019 e 2024, o grupo 8Base conseguiu extorquir mais de 16 milhões de dólares. Os dois russos detidos enfrentam várias acusações, incluindo fraude eletrónica e extorsão, podendo ser condenados a longas penas de prisão nos EUA.
A crescente atividade de grupos de ransomware destaca a necessidade urgente de medidas de cibersegurança mais robustas, especialmente para empresas menores que são frequentemente alvos fáceis. A colaboração internacional é crucial para combater eficazmente o cibercrime e proteger as vítimas.