A embaixada saudita em Cabul anunciou que a missão do Reino será retomada a partir de 22 de dezembro de 2024, com o objetivo de prestar serviços ao povo afegão. A informação foi divulgada na rede social X, segundo a Agência France Presse (AFP). O ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita não comentou sobre o nível de representação do país na capital afegã.
Após a tomada de poder pelos talibãs, em agosto de 2021, a Arábia Saudita retirou os seus diplomatas devido à instabilidade da região. Desde então, o país tem estado envolvido em atividades humanitárias através da missão KSRelief, que oferece assistência no Afeganistão.
Em novembro de 2021, a Arábia Saudita anunciou o restabelecimento dos serviços consulares no Afeganistão, sinalizando um retorno gradual à normalidade nas relações diplomáticas. A decisão de retomar a missão em Cabul pode refletir um desejo de fortalecer os laços com o povo afegão.
A retoma da missão diplomática da Arábia Saudita em Cabul é um passo positivo que pode ajudar a estabilizar a situação no Afeganistão, através da assistência humanitária e do reforço das relações com a população local.