O exército sudanês informou que um bombardeamento atingiu três bairros de Al-Fashir, capital do Darfur do Norte, na noite de domingo. Este ataque resultou na morte de 67 civis, incluindo mulheres e crianças, e deixou 34 feridos. A cidade é a única na região ocidental do Sudão que não está sob controle dos paramilitares das RSF.
As RSF não comentaram as acusações do exército, que também nega um ataque a um mercado em Omdurman, onde pelo menos 60 pessoas teriam sido mortas. O exército afirma que o bombardeamento foi uma resposta a três ataques das RSF, que perderam mais de 140 combatentes.
Desde abril de 2023, as RSF controlam a maioria dos Estados de Darfur, exceto Al-Fashir. A situação na região permanece tensa, com as hostilidades a aumentar e o impacto humanitário a ser severo para a população civil.
A escalada de violência em Al-Fashir e em outras áreas do Sudão levanta preocupações sobre a segurança e o bem-estar dos civis, que continuam a ser os mais afetados pelo conflito. A falta de uma resposta clara das RSF às acusações do exército também alimenta a incerteza e o receio na região.