Southern California Edison sob investigação por incêndios em Los Angeles

A Southern California Edison (SCE) comunicou o seu possível envolvimento no incêndio de Hurst, que não causou vítimas, através de um pedido de registo aos reguladores de serviços públicos. A empresa admitiu que os bombeiros estão a investigar a possibilidade de que o seu equipamento tenha provocado o incêndio, que afetou uma área de 3,2 quilómetros quadrados em Sylmar.

Além disso, a SCE está a investigar se uma linha de transmissão inativa pode ter contribuído para o incêndio de Eaton, que devastou Altadena. Apesar de reconhecer a investigação, a empresa sustenta que não há evidências que provem a sua responsabilidade.

Os incêndios em Los Angeles, que começaram a 7 de janeiro, foram dados como ‘100% controlados’ a 31 de janeiro, após três semanas de luta contra as chamas. Este surto de incêndios resultou em 29 mortes e destruição de mais de 16.000 estruturas, tornando-se uma das catástrofes naturais mais dispendiosas da história dos EUA.

É crucial que as investigações avancem com transparência para determinar as verdadeiras causas dos incêndios, garantindo justiça para as vítimas e a responsabilização adequada das entidades envolvidas.