Nos últimos dez anos, o ensino público português perdeu 117 mil alunos, enquanto o número de docentes aumentou em mais de 9 mil. O rácio de alunos por professor desceu de 11 para 10, conforme um estudo do EDULOG. A pesquisa aponta que a escassez de professores está ligada a uma gestão ineficiente dos recursos humanos na educação. Quase 40% das escolas têm menos de 15 alunos, o que evidencia a má distribuição de turmas e o excesso de vagas.
O estudo recomenda uma revisão na carga horária escolar, sugerindo a recuperação das aulas de 50 minutos e ajustes no calendário escolar. Além disso, a pesquisa destaca que, para cada dez mil professores, são gerados 181 horários completos devido à acumulação de horas. A gestão da rede escolar deve ser revista para evitar ineficiências e melhorar a oferta educativa.
A análise leva à necessidade de uma atenção redobrada por parte da administração educativa, considerando a falta de critérios na alocação de alunos e a excessiva oferta de ensino. O estudo sugere uma abordagem mais criteriosa para garantir que os recursos disponíveis sejam utilizados da melhor forma possível, para beneficiar o sistema educativo em geral.
É crucial que se tomem medidas eficazes para melhorar a gestão das escolas e a alocação de professores. A análise do EDULOG destaca problemas que não podem ser ignorados e que afetam diretamente a qualidade do ensino em Portugal. Uma abordagem mais eficiente pode contribuir para um futuro mais promissor para a educação pública.