Grândola, no distrito de Setúbal, acolhe uma homenagem a Carlos de Almada Contreiras no sábado, a partir das 12h00, promovida pela autarquia. A cerimónia, que terá lugar nos Paços do Concelho, contará com a atuação da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, incluindo a emblemática canção ‘Grândola Vila Morena’. O corpo de Contreiras será velado na Capela de São Roque, em Lisboa, a partir das 16h00.
A cerimónia de domingo, às 13h30, contará com intervenções de familiares e figuras como o almirante Martins Guerreiro e o coronel Vasco Lourenço. Almada Contreiras, nascido em 1941, foi um protagonista do 25 de Abril de 1974 e um influente membro do Movimento das Forças Armadas.
Além de Conselheiro de Estado, Contreiras destacou-se na Marinha e em várias comissões militares, tendo também coordenado a coleção ‘Memórias de Guerra e Revolução’. O seu legado inclui a escolha da canção ‘Grândola Vila Morena’ como senha para a Revolução dos Cravos.
A homenagem a Carlos de Almada Contreiras é um momento importante para recordar a sua contribuição na história de Portugal e na Revolução de Abril, refletindo o impacto que teve na luta pela liberdade.