José Cesário destaca importância da quota para lusodescendentes em Paris

Durante a inauguração do Espaço Portugal na Feira de estudos no estrangeiro em Paris, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, revelou que cerca de 15% dos estudantes lusodescendentes e emigrantes utilizam a quota reservada. Ele sublinhou a necessidade de melhorar a informação sobre este processo, que ainda se apresenta como burocrático.

Cesário reconheceu que a autonomia das escolas e a falta de uniformização nas classificações dificultam a simplificação do processo de candidatura ao ensino superior em Portugal. Ele comprometeu-se a dialogar com o ministro da Educação para encontrar formas de facilitar o acesso.

O evento, que contou com a presença de várias instituições educacionais portuguesas, visa promover as oportunidades de estudo em Portugal. O secretário de Estado destacou que estudar no país pode ser vantajoso, não só devido ao acolhimento, mas também pelo custo de vida geralmente inferior ao de França.

A manutenção do número de estudantes a utilizar a quota é um sinal de que é necessário trabalhar mais na divulgação das oportunidades disponíveis. A burocracia é um entrave que deve ser superado para incentivar mais jovens a estudar em Portugal.