Nova Maternidade em Coimbra prevista para 2025

O concurso para a construção da nova maternidade da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra está agendado para fevereiro de 2025. Este projeto visa substituir as atuais maternidades da cidade, Bissaya Barreto e Daniel de Matos. A ULS pretende manter a maternidade Bissaya Barreto como um ativo da instituição, enquanto o futuro da maternidade Daniel de Matos será decidido no âmbito de um Plano Diretor.

A Universidade de Coimbra (UC) planeia requalificar o edifício da maternidade Daniel de Matos para residência de estudantes, mas apenas após a formalização da desafetação das suas funções atuais. A reitoria da UC confirmou que mais informações só estarão disponíveis depois dessa decisão.

A Câmara Municipal de Coimbra também não discutiu o tema com a ULS, mas defende que os edifícios permanecem na esfera pública. Além disso, considerou a transformação da maternidade Daniel de Matos numa residência de estudantes como uma “excelente solução”. O investimento para a nova maternidade ultrapassa os 55 milhões de euros, mas a data de inauguração ainda não foi revelada.

A construção da nova maternidade em Coimbra é um passo importante para a melhoria da saúde materno-infantil na região. A requalificação do edifício da maternidade Daniel de Matos para residência de estudantes representa uma utilização eficaz de um espaço que, de outra forma, poderia cair em desuso. A colaboração entre a ULS, a UC e a Câmara Municipal será fundamental para garantir que as necessidades da população sejam atendidas.